Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FORMAR CAMINHANDO, EIS O PRIMEIRO PASSO



Frente aos desafios pautados no século 21, a humanidade questiona, indaga-se mas quase nunca caminha, é o risco da paralisia diante da opressão ou da pura indagação.
Todo processo formativo, deve ser um lançar-se na estrada da aventura louca da busca incessante da construção de novos paradigmas, para a efetivação da construção de uma sociedade onde não haja mais rejeitados e nem privilegiados.
A Igreja Católica foi vanguarda muitos anos no que diz respeito a formação de seus seguidores leigos e leigas, escolas, cursos seminários, com o objetivo de ajudar a responder e a criar possibilidades de ação, gerando protagonismo. Há um período de retrocesso nesse aspecto, talvez porque ela mesma ainda não esteja pronta a entender num todo o que esteja acontecendo a sua volta.
A Escola de Coordenadores Arnaldo Beltrame de nossa amada diocese de Apucarana, pelo quinto ano consecutivo, não leva esse nome a toa, mas por carregar em sua história esse cara do corintiano Arnaldo que foi vanguardista e acreditou na Igreja do Vaticano II, que junto a Dom Romeu protagonizou os primeiros passos da formação juvenil na diocese. Carregar essa marca é levar no corpo a responsabilidade de mirar na direção da construção do protagonismo juvenil através de uma formação ousada e radical. Capaz de dizer que a Pastoral da Juventude tem no seu vermelho o sangue dessas vidas doadas pela causa juvenil do projeto do Reino.
Essa primeira etapa apontou a direção e acredito que daqui pra frente não dormiremos mais tranquilos e tranquilas, perdemos esse sagrado direito, enquanto houver um só jovem sendo oprimido, excluído, exterminado, caberá aos que se propõe a levar esse compromisso adiante a lutar e defender a vida e a juventude com toda radicalidade juvenil possível.
Que a ECAB seja luz nos passos que daremos juntos e juntas na direção do outro mundo possível, “vem vamos embora que esperar não é saber”.

Um comentário:

  1. Olá meu amigo. Que bom saber que já chegou até a você as informações da primeira etapa de nossa escola. Certamente foi um momento muito especial de partilha, formação e espiritualidade. O alicerce desta primeira etapa com o tema "A pessoa do Coordenador" foi o texto do Exodo, (Sarça ardente) trabalhado de forma rica e corajosa pelo nosso amigo Luiz Fernando de Maringá. No final de Maio acontece a segunda etapa.
    Um Abraço.
    Cae - PJ

    ResponderExcluir