Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ESCOLA DE ÉTICA E CIDADANIA - CAÇADOR SC








Celebrando a memória dos mártires do Carajás, construindo a memória coletiva, nos reunimos na cidade de Caçador em Santa Catarina nos dias 16 e 17 de abril para a primeira etapa da escola de Ética e Cidadania, onde com cerca de cinquenta agentes de pastoral e de organizações sociais, refeltimos à luz da Teologia Pastoral nossa tarefa na organização e retomada das lutas que nos desafiam nos dias de hoje. Nossa fonte inspiradora fora o livro terceiro do Êxodo, onde Deus mira a realidade, sente-a e desce para sujar os pés de terra na caminhada rumo a libertação. Fizemos extamente isso, miramos a realidade, sentimos as provocações e pautamos ações, a luz de Cristo que toma posição frente ao Projeto do Reino e doa sua vida.
Celebramos o Domingo de Ramos junto a memória coletiva de Eldorado dos Carajás, plantamos nossa certeza e nossa esperança e assumimos o compromisso de que a escola seja de verdade a vivência da opção preferencial pelos pobres, simbolizado em nossa mística através do anel de tucum.
Fica mais uma vez a marca de que precisamos assumir a formação da identidade de um povo, para isso precisamos gastar energia e assumir a consciência de que sem formar, sem dizer, sem apontar, poderemos nos perder, frente aos desafios que nos cercam, tanto sociais quanto eclesiais. Minha certeza como educador e provocador desse precioso momento: Preciamos de mais escolas de Ética e Cidadania em todos os lugares!

Nenhum comentário:

Postar um comentário