Páginas

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

PRAÇA COM A JUVENTUDE



Londrina se prepara para receber sua primeira Praça da Juventude, um projeto do Governo Federal que tem levado a várias cidades do Brasil a constituição de um espaço com várias opções de lazer de entretenimento e cultura. Em Londrina não será diferente, a praça promete ser na zona sul de Londrina um belo espaço para a juventude londrinense.
O que de fato precisa ser levado em consideração é de que um espaço público como estes tem seu precioso valor, pois bem sabemos da carência da zona sul de Londrina em políticas públicas para juventude, diferente de outras regiões da cidade que tem contado com o trabalho de diversas entidades no que diz respeito ao cuidado e a formação de adolescentes e jovens.
O cuidado que precisamos ter neste momento, é da constituição de um espaço onde efetivamente sejam atendidas as demandas de políticas públicas de criança e juventude, é preciso vencer o extermínio de adolescentes e jovens, o tráfico de drogas e principalmente a ociosidade daqueles meninos e meninas que não tem acesso ao emprego nem muito menos formação para isso.
Nesse sentido acredito que seria de grande valor mudar o nome do projeto, pelo menos em Londrina, de Praça da Juventude para Praça com a Juventude. O que muda? Ora muda tudo, vamos convocar nossos adolescentes e jovens daquela região e perguntar o que eles querem nessa praça. Quais serviços a prefeitura deverá oferecer? A praça tem que ser o espaço da sociabilidade saudável, formada a partir dos conceitos e da realidade da própria região, com a colaboração das entidades e do poder público para que se efetive.
Se não ouvirmos nossos meninos e meninas, podemos cair no estigma do velho jargão: “eles não querem nada com nada”. Assim, nossa praça vazia, será palco de tristes situações de violência e morte, como em tantas outras praças comuns. Quase um cemitério e não uma praça.
Deixem os adolescentes e jovens dizerem o que eles pensam e ajudemos a eles a construírem cidadania na Praça com a Juventude. Aí sim teremos uma Londrina feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário