Páginas

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OLHAR




Enxergar e não olhar é assim que muitas vezes agimos. O olhar tem certa profundidade, que alcança uma longitude mais ampliada que apenas enxergar.
Podemos enxergar várias coisas, mas nosso olhar muitas vezes se limita a perceber e nem sempre agir. Quem olha age, a ação ligada ao olhar foi dimensionada primeiro por Deus, que <> (Ex 3,7a), mas é um olhar direcionado atento, e da mesma forma que olha sente e <> (Ex 3,8a). Assim este olhar não é qualquer olhar, é relacionado a uma ação posterior concreta.
Corremos o risco de no mundo contemporâneo parecermos cegos diante de uma série de realidades, ou pior apenas enxergarmos e não olharmos atentamente a realidade a sua volta. Quando uma pessoa olha para outra está sentindo tudo o que está a sua volta e busca respostas. A solidariedade está relacionada a este sentido, somos solidários quando conseguimos absorver através do olhar a necessidade do próximo, mesmo que este não dirija-me nenhuma palavra. É um olhar solidário, que alcança o olhar de Deus e conseqüentemente sua ternura.
O individualismo tem dirigido nossa olhar na direção de nós mesmos, tem nos feito egocentristas, não conseguimos nem perceber quem está a nossa volta. Essa atitude tem atingido inclusive a realidade familiar, pais que não conseguem olhar os filhos apenas o enxergam, e filhos que não conseguem olhar seus pais. Corremos o risco de vivermos numa sociedade como a do filme Ensaio sobre a Cegueira, perdidos e desorientados, sem direção.
O ver está relacionado ao sentir desde a experiência bíblica até mesmo as marcas vivenciadas na humanidade, as grandes transformações da história passaram pela força dos olhos sensíveis de grandes lideres que além de enxergarem as realidades puderam perceber nestas possibilidades de mudança. E na inquietude do olhar sensível lutaram e realizaram possibilidades.
Olhar está relacionado ao toque <> (Lc 8,45), essa pergunta de Jesus revela justamente que seus olhos estavam voltados para o pobre (Sl 25), desta maneira reforça a teoria que de onde ele estava era capaz de enxergar uma multidão, mas seu olhar se individualiza para a pessoa que clama por justiça.
Sensibilidade e justiça andam de braços dados, percebemos as injustiças, mas nosso olhar nem sempre quer profetizar, olhar é agir, é ter capacidade <> de recepção e mobilizar nossas forças para transformar. Que nosso olhar não seja acomodado e alienado. Olhamos, sentimos e lutamos, assim alcançamos a possibilidade de interligar sonhos com os olhos, sabemos que é preciso olhar mais longe e que é preciso utopizar, nada de olhar para baixo, adiante. <> (Kierkergaard).
Renato Munhoz

Um comentário:

  1. Sabe que você consegui sintetizar em um texto toda reflexão que venho pensando em minha vida. Profético.

    ResponderExcluir